O Programa Hoje
Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS
Sabemos que cada vez mais aumenta o número de pessoas preocupadas com as questões ambientais, fazendo com que este tema tão complexo adquira uma dimensão mais próxima e apropriada ao associar saúde e qualidade de vida com as condições ambientais do seu entorno.
Várias iniciativas dos governos, de organizações não governamentais e da própria comunidade vêm surgindo, buscando assumir estas demandas tendo como lugar preferencial de intervenção das ações o nível local, espaço onde estão presentes problemas ambientais de grande relevância, com evidência para as multideterminações sociais do processo saúde doença.
Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal da Saúde dando continuidade ao Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis- PAVS iniciado em 2005 na Secretaria do Verde e Meio Ambiente-SVMA, incorporou em 2008 este Projeto de grandes dimensões, enquanto um Programa na Estratégia Saúde da Família, na Coordenação da Atenção Básica, objetivando contribuir na construção das políticas públicas Integradas no Município de São Paulo.
O Programa vêm implementando progressivamente no território das Unidades Básicas de Saúde uma agenda de ações integradas saúde e meio ambiente, tendo como eixo principal o fortalecimento da atuação intersetorial, a participação dos atores e a co-gestão.
Assim sendo, o desenvolvimento do PAVS na SMS tem priorizado a gestão de mais de 968 projetos sócio ambientais desenvolvidos nas Unidades de Saúde com a participação efetiva de quase 7.000 Agentes Comunitários de Saúde, atuando como atores de multiplicação na Promoção da Saúde, construindo espaços locais saudáveis e sustentáveis com preservação e proteção ambiental.
Objetivos gerais
o Construção de uma agenda de ações integradas com enfoque para o desenvolvimento de políticas de saúde ambiental no âmbito da Estratégia Saúde da Família;
o Fortalecimento da atuação intersetorial e intersecretarial;
o Sustentabilidade das intervenções no território, fomentando o empoderamento e efetiva participação da comunidade.
Estrutura PAVS
o 2 - Coordenadoras no nível central da SMS.
o 6 - Gestores regionais no nível das Coordenadorias Regionais de Saúde.
o 42 - Gestores locais, atuando pelos parceiros.
o 170 - Agentes de Promoção Ambiental
o 1.197 - Equipes ESF, atuando nas UBS.
o 257 - UBS/ESF que atualmente possuem projetos PAVS.
Eixos Temáticos de atuação do PAVS
Arborização: compreende os projetos que envolvem arborização urbana, ou seja, o plantio e manejo de árvores em calçadas, logradouros e espaços públicos, tendo como pressuposto a ação educativa. Também contempla projetos de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento.
Horta/Alimentação saudável: compreende os projetos que promovem a implantação de hortas (no terreno da própria UBS ou em terrenos externos, na comunidade) e também os projetos que abordam a questão da alimentação saudável e do aproveitamento integral dos alimentos.
Oficinas Educativas e Cultura de Paz: compreende os projetos que trabalham conceitos ambientais e também a promoção de saúde, por meio de encontros educativos e oficinas, realizadas em escolas próximas as UBS e demais equipamentos de saúde ou diretamente com a comunidade.
Gerenciamento de resíduos: compreende os projetos que abordam a implantação de ações de minimização e manejo de resíduos sólidos na UBS e/ou na comunidade de entorno, por meio de parcerias com catadores autônomos, cooperativas e empresas coletoras.
A3P: compreende os projetos que visam a implantação da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública - nas UBS, tendo como objetivo geral estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que os mesmos incorporem os critérios paras gestão socioambiental em sua atividades rotineiras, por meio da implantação da responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública.
Constituição de Espaços de Convivência: compreende os projetos que tem como objetivo geral a mobilização social para a reivindicação, junto ao governo local ou por meio de parcerias, a constituição de espaços de convivência. Estes espaços contam com uma instalação física adequada, e promovem uma programação ambiental/cultural/esportiva voltada à comunidade.
Infra-estrutura / Revitalização de espaços públicos: compreende os projetos que pleiteiam melhorias urbanas (que exigem obras de infra-estrutura) e também a revitalização de espaços públicos, como praças, por exemplo, e constituição de parques municipais. Estes projetos devem contar com o apoio intersecretarial e das subprefeituras, além de instituições locais e iniciativa privada, pois demandam mão de obra e equipamentos específicos.
Geração de renda: compreende os projetos que promovem a geração de renda para a comunidade de entorno da UBS e demais equipamentos de saúde. Também visa a inclusão, na comunidade, dos conceitos de empreendedorismo social e redes de comércio justo-economia solidária-consumo responsável.
Educomunicação: compreende projetos que envolvem a produção e execução de diversas mídias educativas, em linguagens audiovisuais, como por exemplo: jornal, fanzine, gibi, revista, rádio/TV comunitária, rádio poste, programas e vinhetas de rádio/TV, documentários, curtas-metragem, filmes, animações, propagandas, etc.
Áreas de Mananciais: compreende os projetos voltados a conservação, preservação e recuperação de áreas de mananciais, seja por meio de obras de infra-estrutura, seja por meio de ações e campanhas educativas.
Convívio Saudável com os Animais e Prevenção às Zoonoses: compreende os projetos voltados à prevenção de pragas urbanas e animais sinantrópicos, principalmente por meio de ações educativas/campanhas/capacitações. Também engloba ações educativas/campanhas, voltadas à questão do bem estar de animais domésticos (domiciliados e/ou abandonados) em seu convívio com o ser humano e proteção da biodiversidade (fauna silvestre).